A integração com o Itaú traz uma facilidade muito maior em seus registros diários na conta bancária. Diante disso, ela pode trazer algumas dúvidas em relação a esses registros automáticos e em como isso é organizado dentro da plataforma.
Portanto, nessa FAQ trazemos algumas das principais dúvidas sobre essa integração.
Clique em um dos assuntos abaixo para ser levado às perguntas:
- O que exatamente é essa integração bancária?
- Com a integração bancária, meus dados estão seguros?
- Quanto tempo leva para que a conta seja integrado?
- Qual a média de tempo em que minhas transações são sincronizadas no Mobills?
- Como minhas transações serão categorizadas na conta automática?
- Posso editar uma transação na conta automática?
- Como funciona a sincronização do pagamento da minha fatura?
- Posso desativar a integração ou optar por usar a conta manual?
- Minha conta desconectou, e agora?
- A integração atualiza despesas no crédito e no débito?
- Qualquer usuário pode integrar a conta Itaú?
- É possível registrar transações de forma manual na conta automática?
- Não é possível ter transações pendentes ou fixas na conta automática?
- Criei minha conta automática e recebi uma mensagem de acesso à minha conta no meu app do banco. Vazamento de dados?
- Ganho pts Mob (Pontos Mobills) ao registrar despesas e receitas diárias com a conta automática?
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O QUE EXATAMENTE É ESSA INTEGRAÇÃO BANCÁRIA?
O Mobills sempre foi conhecido por ser um gerenciador financeiro que trabalha muito bem com seus registros manuais. Registros de despesas, receitas e transferências. Entendendo isso e olhando para uma possibilidade de um registro mais automatizado para quem precisa, começamos a desenvolver a integração bancária.
Toda e qualquer integração bancária consiste em registrar suas movimentações automaticamente, se assim nos permitir. Ao nos permitir realizar essa integração. Então, começaremos a registrar automaticamente todas as suas movimentações do extrato, como despesas, receitas, transferências e pagamentos, facilitando seus registros na plataforma e tirando um pouco o peso da disciplina diária, característica dos registros manuais.
COM A INTEGRAÇÃO BANCÁRIA, MEUS DADOS ESTÃO SEGUROS?
Todos seus dados são armazenados de forma criptografada, além de serem sincronizados, processados e armazenados em servidores com alto padrão de proteção, usados, inclusive, pelos maiores bancos do mundo, garantindo segurança de nível bancário a todos os dados de nossa base!
Lembrando que a integração bancária será utilizada exclusivamente para visualizar seu extrato bancário e/ou os lançamentos da sua fatura do cartão de crédito, e criar de forma automática seus lançamentos na sua conta Mobills.
Queremos lembrar que a senha fornecida ao Mobills NÃO PERMITE que se efetue nenhum tipo de transação (depósito, crédito, transferência, pagamentos de boletos, etc) em sua conta, garantindo assim que sua conta bancária esteja sempre segura.
QUANTO TEMPO LEVA PARA QUE A CONTA SEJA INTEGRADA?
Após realizar os passos para integrar sua conta, será exibida uma mensagem lhe informando que pode demorar alguns segundos ou minutos para que a integração seja finalizada. Isso dependerá da quantidade de informações de seu extrato. Quando finalizada, o Mobills lhe notificará.
QUAL A MÉDIA DE TEMPO EM QUE MINHAS TRANSAÇÕES SÃO SINCRONIZADAS NO MOBILLS?
A atualização dessas transações no Mobills deve levar no máximo 6h. Isso acontece porque, diferente do que acontece com a integração com a Nuconta automática, o banco Itaú possui algumas especificidades técnicas que ainda não permitem que essa atualização seja feita de uma forma mais rápida.
Diferente de alguns outros bancos, esse não é um banco digital e nem nasceu nesse ambiente. Portanto, é comum que alguns processos sejam um pouco mais demorados do que o esperado.
COMO MINHAS TRANSAÇÕES SERÃO CATEGORIZADAS NA CONTA AUTOMÁTICA?
Ao criar uma conta automática o Mobills deve pedir uma associação de suas categorias com as categorias existentes em seu aplicativo do banco da conta. De todo modo, essa associação pode ser refeita a qualquer momento, tocando nos três pontinhos da conta automática.
Ao sincronizar qualquer receita ou despesa no Mobills, a transação deve ser categorizada de acordo com essa associação, mas é muito importante sempre ficar de olho nas transações sincronizadas para, se preciso, editar a categoria da transação.
POSSO EDITAR UMA TRANSAÇÃO NA CONTA AUTOMÁTICA?
Sim, alguns campos são editáveis. No Mobills, você pode editar somente categorias, e tags, além de adicionar observações, localização e anexar um arquivo. Para alterar a descrição da transação, você pode editar a descrição no próprio aplicativo do Itaú. Somente os campos valor e data não são editáveis, eles são preenchidos automaticamente pela integração.
COMO FUNCIONA A SINCRONIZAÇÃO DO PAGAMENTO DA MINHA FATURA?
Ao realizar o pagamento da fatura de seu cartão usando a conta automática, será lançada a despesa no Mobills normalmente, de forma automática. Portanto, é necessário vincular o pagamento da fatura do cartão com essa despesa. Quando estiver realizando o pagamento da fatura do cartão dentro do Mobills, ele lhe apresentará as despesas que fez no mês. Então, basta escolher a despesa do pagamento. Fazendo isso, estará vinculando essa despesa ao pagamento dessa fatura.
Se a fatura paga for de um cartão que está como automático no Mobills, é necessário primeiro confirmar o pagamento da fatura na tela inicial e, só então, vinculá-lo à despesa sincronizada.
POSSO DESATIVAR A INTEGRAÇÃO E OPTAR POR USÁ-LA COMO CONTA MANUAL?
Uma vez que você cria uma conta automática, não será possível desfazer a integração. Se deseja que sua conta não seja mais automática, será necessário arquivar ou excluir a conta automática e criar novamente uma conta manual com as mesmas características para seguir com seus registros.
Portanto, é tecnicamente impossível desativar a integração, pois todas as suas configurações já são de uma conta automática. Ao excluir a integração, é importante saber que TODAS as transações da conta serão também excluídas.
O QUE ACONTECE CASO EU QUEIRA ARQUIVAR/EXCLUIR UMA CATEGORIA ASSOCIADA A CONTA AUTOMÁTICA?
Você será alertado que essa categoria está associada a sua conta, dessa forma, será necessário associar outra categoria à conta automática para que depois seja possível arquivar/excluir a categoria que deseja. Diante disso, ao tentar excluí-la será apresentada a tela de associação de categorias para que possa realizar essa ação.
MINHA CONTA DESCONECTOU, E AGORA?
Geralmente isso acontece quando sua senha do app do banco é alterada ou caso aconteça algum problema inesperado na integração de sua conta. Nesse caso, é necessário arquivar a conta e criar uma nova automática, do zero. Ainda não é possível voltar a conectar a conta Itaú automática depois de desconectada.
A INTEGRAÇÃO ATUALIZA DESPESAS NO CRÉDITO E NO DÉBITO?
Neste FAQ tratamos apenas da integração com a conta bancária, que é diferente da integração de seu cartão de crédito. Portanto, essas duas integrações são independentes e, no caso da integração com a conta bancária,, apenas as movimentações de seu extrato serão atualizadas.
QUALQUER USUÁRIO PODE INTEGRAR AS CONTAS COM ESSES BANCOS?
Apenas usuários Premium, que sejam correntistas dos bancos (tenham uma conta bancária) e que estejam localizados no Brasil podem integrar sua conta bancária Itaú.
É POSSÍVEL REGISTRAR TRANSAÇÕES DE FORMA MANUAL NA CONTA AUTOMÁTICA?
Não. Os registros de contas automáticas são exclusivamente automáticos.
NÃO É POSSÍVEL TER TRANSAÇÕES PENDENTES OU FIXAS NA CONTA AUTOMÁTICA?
Não. As transações futuras não podem ser registradas em contas automáticas. Todas as transações sincronizadas em contas automáticas só são registradas no momento em que aparecem em seu extrato do banco.
De todo modo, entendemos que a demanda existe e estamos estudando a possibilidade da evolução nessa função e implementação futura.
CRIEI MINHA CONTA AUTOMÁTICA E RECEBI UMA MENSAGEM DE ACESSO À MINHA CONTA NO APP DO MEU BANCO. VAZAMENTO DE DADOS?
Pode ficar tranquilo(a), não se trata de um vazamento de dados. Ao preencher seus dados durante a automatização de uma conta, você permite que o Mobills tenha acesso à visualização de suas transações. Essa visualização não se trata de um acesso efetivo à sua conta e o Mobills, por mais que quisesse, não conseguiria realizar movimentações financeiras, pois o acesso é exclusivo à visualização.
Ao preencher esses dados, o seu banco percebe como um novo acesso à sua conta e automaticamente lhe avisa. Esse acesso não se trata de um acesso efetivo, como dissemos antes, e não precisa se preocupar, pois sua conta está protegida e, automaticamente, seus dados também.
GANHO PTS MOB (PONTOS MOBILLS) AO REGISTRAR DESPESAS E RECEITAS DIÁRIAS COM A CONTA AUTOMÁTICA?
Ainda não é possível o ganho de Pontos Mob ao sincronizar transações diárias em contas ou cartões automáticos. Hoje, os pontos só podem ser ganhos ao registrar transações de forma manual.