A integração com o Nubank é famosa por trazer uma facilidade muito maior sobre seus registros diários no cartão de crédito. Como uma integração muito usada no Mobills hoje, ela pode trazer algumas dúvidas em relação a esses registros automáticos e em como isso é organizado dentro da plataforma.
Portanto, nessa FAQ trazemos algumas das principais dúvidas sobre essa integração.
Quer saber como realizar essa integração? Clique aqui.
Clique em um dos assuntos abaixo para ser levado às respostas:
- O que exatamente é essa integração bancária?
- Com a integração bancária, meus dados estão seguros?
- Quanto tempo leva para que o cartão seja integrado?
- Qual a média de tempo em que minhas despesas despesas e pagamentos são sincronizados no Mobils?
- Minha transação ainda não sincronizou na plataforma, e agora?
- Como minhas despesas serão categorizadas no cartão automático?
- Posso editar uma despesa do cartão automático?
- Como funciona a sincronização do pagamento da minha fatura?
- Posso desativar a integração ou voltar a usar o cartão manual?
- O que acontece caso eu queira arquivar/excluir uma conta associada ao cartão automático?
- O que acontece caso eu queira arquivar/excluir uma categoria associada ao cartão automático?
- Meu cartão desconectou, e agora?
- A integração atualiza despesas no crédito e no débito?
- O valor da minha fatura paga não está impactando em meu saldo, o que fazer?
- É possível registrar transações de forma manual no cartão automático?
- Não é possível ter despesas fixas no cartão automático?
- Ganho pts Mob (Pontos Mobills) ao registrar despesas e receitas diárias com o cartão automático?
***
O QUE EXATAMENTE É ESSA INTEGRAÇÃO BANCÁRIA?
O Mobills sempre foi conhecido por ser um gerenciador financeiro que trabalha muito bem com seus registros manuais. Registros de despesas, receitas e transferências. Entendendo isso e olhando para uma possibilidade de um registro mais automatizado para quem precisa, começamos a desenvolver a integração bancária.
Toda e qualquer integração bancária consiste em registrar suas movimentações automaticamente, se assim nos permitir. Ao nos permitir realizar essa integração, deve-se informar login e senha de seu app Nubank, no caso dessa integração específica. Então, começaremos a registrar automaticamente todas as suas movimentações da fatura, como despesas, estornos e pagamentos, facilitando seus registros na plataforma e tirando um pouco o peso da disciplina diária, característica dos registros manuais.
COM A INTEGRAÇÃO BANCÁRIA, MEUS DADOS ESTÃO SEGUROS?
Todos seus dados são armazenados de forma criptografada, além de serem sincronizados, processados e armazenados em servidores com alto padrão de proteção, usados, inclusive, pelos maiores bancos do mundo, garantindo segurança de nível bancário a todos os dados de nossa base!
Lembrando que a integração bancária será utilizada exclusivamente para visualizar seu extrato bancário e/ou os lançamentos da sua fatura do cartão de crédito, e criar de forma automática seus lançamentos na sua conta Mobills.
Queremos lembrar que a senha fornecida ao Mobills NÃO PERMITE que se efetue nenhum tipo de transação (depósito, crédito, transferência, pagamentos de boletos, etc) em sua conta, garantindo assim que sua conta bancária esteja sempre segura.
QUANTO TEMPO LEVA PARA QUE O CARTÃO SEJA INTEGRADO?
Após realizar os passos para integrar seu cartão e deixá-lo automático, será exibida uma mensagem lhe informando que pode demorar alguns segundos ou minutos a integração de seu cartão. Isso dependerá da quantidade de informações de seu cartão. Quando finalizada, o Mobills lhe notificará.
QUAL A MÉDIA DE TEMPO EM QUE MINHAS DESPESAS E PAGAMENTOS SÃO SINCRONIZADOS NO MOBILLS?
A atualização deve levar alguns minutos. O Mobills notificará sobre a identificação da compra realizada, mas a média para que essa despesa esteja na sua tela de fatura será de uma hora.
Se essa atualização tardar mais do que no proposto neste artigo, o ideal é esperar até 24 horas para que só então busque ajuda com nossa equipe de suporte. Esse é o tempo máximo, apesar de não ser uma regra, em que a atualização deve ocorrer.
MINHA TRANSAÇÃO AINDA NÃO SINCRONIZOU NA PLATAFORMA, E AGORA?
Primeiramente, é importante entender que o Nubank tem horários para sincronizar suas transações:
Usuários Premium: sincronização ocorre entre 09h e 23h
Usuários Gratuitos: sincronização ocorre entre 09h e 21h
Apenas nesse intervalo de tempo você poderá ter suas transações sincronizadas. Transações feitas fora desse intervalo de tempo vão ser sincronizadas dentro desse horário.
De qualquer forma, se não for esse o caso, pode ser que seu cartão esteja passando por alguma instabilidade. Nesse caso o ideal é entrar em contato com nossa equipe de suporte evidenciando o erro. Basta clicar aqui.
COMO MINHAS DESPESAS SERÃO CATEGORIZADAS NO CARTÃO AUTOMÁTICO?
As despesas do cartão Nubank são categorizadas em 11 categorias já padronizadas pela Nubank. Para vincular suas categorias criadas no Mobills, no momento de integrar seu cartão, você precisará associar suas categorias com as do Nubank, assim não interferirá em seu controle por categorias. O Mobills ainda te ajudará já escolhendo categorias que possuem o mesmo nome na Nubank e no Mobills.
É importante entender que essa categorização deve ser analisada antes de ser feita, apesar de ser possível editá-la depois. De qualquer forma, caso essa categorização não pareça ser completa para você, poderá editar a categoria de suas despesas normalmente no Mobills quando sincronizadas.
POSSO EDITAR UMA DESPESA DO CARTÃO AUTOMÁTICO?
Sim, alguns campos são editáveis. No Mobills, você pode editar somente categorias, e tags, além de adicionar observações, localização e anexar um arquivo. Para alterar a descrição da despesa, você pode editar a descrição no próprio aplicativo do Nubank. Somente os campos valor, data, cartão e fatura não são editáveis, eles são preenchidos automaticamente pela integração.
COMO FUNCIONA A SINCRONIZAÇÃO DO PAGAMENTO DA MINHA FATURA?
Ao realizar o pagamento de sua fatura, o Mobills notificará a identificação desse pagamento e pedirá que você o confirme. Essa confirmação aparecerá como uma pendência na tela inicial ou ao acessar sua fatura, onde se apresentará a tela de confirmação. Na confirmação é importante indicar a conta que usou para realizar o pagamento da fatura, ou seja, a conta que usou para tirar o dinheiro para realizar esse pagamento.
POSSO DESATIVAR A INTEGRAÇÃO OU VOLTAR A USAR O CARTÃO MANUAL?
Uma vez que você converta seu cartão manual em cartão automático, não será possível desfazer a integração. Se desejar que seu cartão não seja mais automático, será necessário arquivar ou excluir o cartão automático e criar novamente um cartão manual com as mesmas características para seguir com seus registros.
Portanto, é tecnicamente impossível desativar a integração, voltando ao cartão como era antes, pois todas as suas configurações já são de um cartão automático. Ao excluir a integração, é importante saber que TODAS as transações da conta serão também excluídas, inclusive as transações que já estavam registradas antes da integração.
O QUE ACONTECE CASO EU QUEIRA ARQUIVAR/EXCLUIR UMA CONTA ASSOCIADA AO CARTÃO AUTOMÁTICO?
Você será alertado que essa conta está associada ao seu cartão, dessa forma, será necessário alterar a conta associada ao cartão automático para que possa exclui-lo. Essa reassociação será apresentada ao tentar arquivar sua conta.
O QUE ACONTECE CASO EU QUEIRA ARQUIVAR/EXCLUIR UMA CATEGORIA ASSOCIADA AO CARTÃO AUTOMÁTICO?
Você será alertado que essa categoria está associada ao seu cartão, dessa forma, será necessário associar outra categoria ao cartão automático para que depois seja possível arquivar/excluir a categoria que deseja. Dessa forma, ao tentar será apresentada a tela de associação de categorias para que possa realizar essa ação.
MEU CARTÃO DESCONECTOU, E AGORA?
Geralmente isso acontece quando sua senha do app Nubank é alterada ou caso aconteça algum problema inesperado na integração de seu cartão. Nesse caso, basta tocar no cartão e realizar os passos de integração novamente. Ao fazer isso, o Mobills tende a sincronizar as últimas despesas/pagamentos normalmente.
A INTEGRAÇÃO ATUALIZA DESPESAS NO CRÉDITO E NO DÉBITO?
Neste FAQ tratamos apenas da integração com o cartão de crédito Nubank, que é diferente da integração com a Nuconta em si. Portanto, essas duas integrações são independentes e, no caso da integração com o cartão de crédito Nubank, apenas as movimentações de suas faturas serão atualizadas.
Todas as movimentações como despesas no débito, transferências, pix e outros serão responsabilidade de seu registro manual ou da integração bancária da Nuconta, se você a tiver. Caso queira saber mais sobre a sincronização das despesas no débito, clique aqui.
O VALOR DA MINHA FATURA PAGA NÃO ESTÁ IMPACTANDO EM MEU SALDO, O QUE FAZER?
Geralmente, isso acontece porque o pagamento dessa fatura foi realizado antes do dia em que você integrou seu cartão no Mobills. Como esse pagamento foi feito antes da integração, o Mobills não pode levá-lo em consideração em seu saldo, pois ele não teve nenhum controle sobre esse pagamento.
Se sua conta apresenta um saldo incorreto por conta desse pagamento não processado, o ideal é gerar uma despesa em sua conta para simulá-lo ou reajustar o saldo de sua conta. Não se preocupe, pois os próximos pagamentos serão debitados normalmente de sua conta.
É POSSÍVEL REGISTRAR TRANSAÇÕES DE FORMA MANUAL NO CARTÃO AUTOMÁTICO?
Não. Os registros de cartões automáticos são exclusivamente automáticos.
NÃO É POSSÍVEL TER DESPESAS FIXAS NO CARTÃO AUTOMÁTICO?
Não. As transações fixas não podem ser registradas em como fixas em cartões automáticos. Todas as transações sincronizadas em cartões automáticos só são registradas no momento em que aparecem em sua fatura.
GANHO PTS MOB (PONTOS MOBILLS) AO REGISTRAR DESPESAS E RECEITAS DIÁRIAS COM O CARTÃO AUTOMÁTICO?
Ainda não é possível o ganho de Pts Mob ao sincronizar despesas e receitas diárias em contas ou cartões automáticos. Hoje, os pontos só podem ser ganhos ao registrar transações de forma manual.