Você sabe o que é o saldo diário e como ele é calculado? Esse saldo é considerado como um dos mais importantes para muitos dos nossos usuários, então nada melhor do que entender o seu funcionamento pra que possa tirar todo proveito dele, não concorda?
Por se tratar de um dos saldos mais específicos do Mobills, que lhe diz quanto você possui em determinado dia, alguns usuários acabam não entendendo como ele é feito e passam a achar que o mesmo está sendo calculado errado. Ele é calculado diferente em duas ocasiões, quando se olha para o futuro e quando se olha para o passado, vou te explicar essa diferença de cálculo.
***
Entendendo o cálculo para o passado
Quando se olha o saldo diário para o passado, as movimentações que são consideradas são apenas as efetivadas, pois devemos concordar que se algumas movimentações ficaram pendentes, elas não afetam o seu saldo, já que de certa forma, esse dinheiro não "saiu do bolso". Basicamente, o calculo feito para o passado é o seguinte:
Saldo do dia = Saldo do dia anterior - Movimentações efetivadas do dia
Analisemos a imagem abaixo:
Veja que o saldo do dia 14/07 é repetido pois a fatura do dia 05/07 está ainda pendente, ou seja, o saldo será repetido pois naquele dia não foi gasto nada.
Entendendo o saldo para o futuro
Olhando para o futuro, precisamos entender que se tratará de uma previsão, então devemos concordar que todos os lançamentos que estão cadastrados serão considerados no calculo. Obviamente esses lançamentos estarão pendentes já que no Mobills não é possível efetivar movimentações no futuro.
Sendo assim, o calculo será feito com a seguinte formula:
Saldo do dia = Saldo do dia anterior - Movimentações do dia