Visando facilitar a vida de nossos usuários no que diz respeito a registros de transações em nossa plataforma, desenvolvemos nossas primeiras integrações com um banco que vem ganhando cada vez mais força no Brasil.
Diante disso, nesta FAQ trazemos as principais dúvidas que podem surgir antes e durante o uso dessa ferramenta dentro do Mobills.
Caso queira saber como integrar sua Nuconta, clique aqui.
Clique em um dos assuntos abaixo para ter acesso às suas respostas:
- O que exatamente é essa integração bancária?
- Com a integração bancária, meus dados estão seguros?
- Quanto tempo leva para que minha conta seja integrada?
- Como meus lançamentos serão atualizados no Mobills?
- Converti uma conta manual para automática, meus lançamentos continuam?
- Qual a média de tempo em que minhas transações são sincronizadas no Mobills?
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Minha transação ainda não sincronizou na plataforma, e agora?
- Posso desativar a integração ou voltar a usar a Nuconta manual?
- A integração atualiza despesas no crédito e no débito?
- Fiz o pagamento da fatura do meu cartão manual com a Nuconta, como registro?
- Fiz o pagamento da fatura do meu cartão automático com a Nuconta, como registro?
- É possível registrar transações de forma manual na Nuconta automática?
- Não é possível ter transações pendentes ou fixas na Nuconta automática?
- Ganho pts Mob (Pontos Mobills) ao registrar despesas e receitas diárias com a conta automática?
Clique no banner abaixo para assistir ao vídeo:
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O QUE EXATAMENTE É ESSA INTEGRAÇÃO BANCÁRIA?
O Mobills sempre foi conhecido por ser um gerenciador financeiro que trabalha muito bem com seus registros manuais. Registros de despesas, receitas e transferências. Entendendo isso e olhando para uma possibilidade de um registro mais automatizado para quem precisa, começamos a desenvolver a integração bancária.
Toda e qualquer integração bancária consiste em registrar suas movimentações automaticamente, se assim nos permitir. Ao nos permitir realizar essa integração, deve-se informar login e senha de seu app Nubank, no caso dessa integração específica. Então, começaremos a registrar automaticamente todas as suas movimentações do extrato, como despesas, receitas e transferências, facilitando seus registros na plataforma e tirando um pouco o peso da disciplina diária, característica dos registros manuais.
COM A INTEGRAÇÃO BANCÁRIA, MEUS DADOS ESTÃO SEGUROS?
Todos seus dados são armazenados de forma criptografada, além de serem sincronizados, processados e armazenados em servidores com alto padrão de proteção, usados, inclusive, pelos maiores bancos do mundo, garantindo segurança de nível bancário a todos os dados de nossa base!
Lembrando que a integração bancária será utilizada exclusivamente para visualizar o extrato de sua conta e criar de forma automática seus lançamentos na sua conta Mobills.
Queremos lembrar que a senha fornecida ao Mobills NÃO PERMITE que se efetue nenhum tipo de transação (depósito, crédito, transferência, pagamentos de boletos, etc) em sua conta, garantindo assim que sua conta bancária esteja sempre segura.
QUANTO TEMPO LEVA PARA QUE MINHA CONTA SEJA INTEGRADA?
Após realizar os passos para integrar sua Nuconta e deixá-la automática, será exibida uma mensagem lhe informando que pode demorar alguns segundos ou minutos a integração de sua conta. Isso dependerá da quantidade de informações de sua Nuconta. Quando finalizada, o Mobills lhe notificará.
COMO MEUS LANÇAMENTOS SERÃO ATUALIZADOS NO MOBILLS?
Ao fazer qualquer movimentação em sua Nuconta, seja transferência de saída, de entrada, pagamentos ou compras no débito, o Mobills sempre pedirá que você confirme essa transação dentro da plataforma. Compras no crédito são responsabilidade da integração com o cartão de crédito em si. Saiba mais clicando aqui.
Ao receber qualquer movimentação de entrada em sua Nuconta, você deve confirmar se essa transação se trata de uma receita, ou seja, um dinheiro recebido de alguém, como salário, presente etc, ou uma transferência de alguma conta sua, ou seja, uma transferência entre suas contas.
O mesmo acontece com transferências de saída. Ao identificar que seu dinheiro saiu da conta, o Mobills pedirá que confirme se você transferiu esse dinheiro para alguma outra conta sua ou se realizou algum pagamento, ou seja, se aquilo foi uma transferência entre suas contas ou uma despesa realizada.
O certo é: todos os lançamentos devem ser confirmados por você, acessando a tela de pendências que será apresentada em sua tela inicial.
CONVERTI UMA CONTA MANUAL PARA AUTOMÁTICA, MEUS LANÇAMENTOS CONTINUAM?
Ao converter uma conta manual para automática, seus lançamentos passados continuam como lançamentos manuais normalmente na plataforma. Apenas os lançamentos do dia da conversão em diante serão atualizados automaticamente.
Caso tenha integrado sua conta do zero, sem vincular essa integração com alguma conta manual, você deve escolher o período em que deseja que seus dados sejam sincronizados. Se você deseja que todas as suas transações do mês sejam sincronizadas, há como escolher a opção. Se você deseja que todo seu histórico de transações seja sincronizado ou apenas dos últimos 10 dias até hoje, também é possível na integração do zero.
QUAL A MÉDIA DE TEMPO EM QUE MINHAS TRANSAÇÕES SÃO SINCRONIZADOS NO MOBILLS?
A atualização deve levar alguns minutos. O Mobills notificará sobre a identificação da compra realizada, mas a média para que essa transação esteja disponível para sua confirmação em 2 horas.
Se essa atualização tardar mais do que no proposto nesta FAQ, o ideal é esperar até 24 horas para que só então busque ajuda com nossa equipe de suporte. Esse é o tempo máximo, apesar de não ser uma regra, em que a atualização deve ocorrer.
MINHA TRANSAÇÃO AINDA NÃO SINCRONIZOU NA PLATAFORMA, E AGORA?
Primeiramente, é importante entender que o Nubank tem horários para sincronizar suas transações:
Usuários Premium: sincronização ocorre entre 09h e 23h
Usuários Gratuitos: sincronização ocorre entre 09h e 21h
Apenas nesse intervalo de tempo você poderá ter suas transações sincronizadas. Transações feitas fora desse intervalo de tempo vão ser sincronizadas dentro desse horário.
De qualquer forma, se não for esse o caso, pode ser que sua conta automática esteja passando por alguma instabilidade. Nesse caso o ideal é entrar em contato com nossa equipe de suporte evidenciando o erro. Basta clicar aqui.
POSSO DESATIVAR A INTEGRAÇÃO OU VOLTAR A USAR A NUCONTA MANUAL?
Uma vez que você converta sua Nuconta manual em automática, não será possível desfazer a integração. Se desejar que sua conta não seja mais automática, será necessário arquivá-la ou exclui-la e criar novamente uma conta manual com as mesmas características para seguir com seus registros.
Portanto, é tecnicamente impossível desativar a integração, pois todas as suas configurações já são de uma conta automática. Ao excluir a integração, é importante saber que TODAS as transações da conta serão também excluídas, inclusive as transações que já estavam registradas antes da integração.
A INTEGRAÇÃO ATUALIZA DESPESAS NO CRÉDITO E NO DÉBITO?
Neste FAQ tratamos apenas da integração com a Nuconta, que é diferente da integração com o cartão de crédito em si. Portanto, essas duas integrações são independentes e, no caso da integração com a Nuconta, apenas as movimentações de sua conta serão atualizadas.
Todo seu extrato da fatura do cartão será responsabilidade de seu registro manual ou da integração bancária do cartão de crédito Nubank, se você a tiver.
Caso queira integrar seu cartão de crédito Nubank, clique aqui.
FIZ O PAGAMENTO DA FATURA DO MEU CARTÃO MANUAL COM A NUCONTA, COMO REGISTRO?
Ao fazer o pagamento de sua fatura com a Nuconta automática, será registrada uma despesa na conta. Essa despesa é um reflexo do dinheiro que saiu de sua conta, então ela ainda não está vinculada ao pagamento de sua fatura.
Após o Mobills ler essa despesa, você deve acessar a fatura de seu cartão e realizar o pagamento. Ao confirmar, conseguirá vincular esse pagamento à despesa criada na Nuconta anteriormente. Assim, o pagamento da fatura estará vinculado à despesa registrada na conta.
FIZ O PAGAMENTO DA FATURA DO MEU CARTÃO AUTOMÁTICO COM A NUCONTA, COMO REGISTRO?
Nesse caso, o Mobills irá ler tanto o pagamento da fatura de seu cartão como a despesa criada em sua Nuconta. Ao confirmar o pagamento, ele perguntará de qual conta saiu o dinheiro que usou para realizá-lo. Se ele já tiver sincronizado esse pagamento em sua Nuconta, basta vincular o pagamento à essa despesa, no momento da confirmação do pagamento.
Ao entender esse pagamento e registrar os dois com suas confirmações, o Mobills apresentará em sua tela de transações duas movimentações relacionadas à esse pagamento. Uma movimentação estará com o valor positivo (R$ 1.000), e outra estará com o valor negativo (-R$1.000).
O valor positivo se trata da despesa criada na Nuconta ao fazer o pagamento, enquanto o valor negativo se trata de um reflexo do pagamento de sua fatura. Uma é o lançamento da Nuconta em si, e a outra é um reflexo do pagamento da fatura. O importante é entender que essa visualização é normal e não uma duplicação.
É POSSÍVEL REGISTRAR TRANSAÇÕES DE FORMA MANUAL NA NUCONTA AUTOMÁTICA?
Não. Os registros de contas automáticas são exclusivamente automáticos. Por mais que existam transações manuais passadas numa Nuconta recém automatizada, os próximos deve ser automáticos.
NÃO É POSSÍVEL TER TRANSAÇÕES PENDENTES OU FIXAS NA NUCONTA AUTOMÁTICA?
Não. As transações futuras não podem ser registradas em contas automáticas. Todas as transações sincronizadas em contas automáticas só são registradas no momento em que aparecem em seu extrato do banco.
De todo modo, entendemos que a demanda existe e estamos estudando a possibilidade da evolução nessa função e implementação futura.
GANHO PTS MOB (PONTOS MOBILLS) AO REGISTRAR DESPESAS E RECEITAS DIÁRIAS COM A CONTA AUTOMÁTICA?
Ainda não é possível o ganho de Pts Mob ao sincronizar despesas e receitas diárias em contas ou cartões automáticos. Hoje, os pontos só podem ser ganhos ao registrar transações de forma manual.